Páginas

sábado, 27 de dezembro de 2014

Principais tipos de Top

Caso encontre algum termo desconhecido, recomendo a utilização do meu Glossário BDSM, que está dividido em 2 partes (vide links a seguir): Parte 1 e Parte 2.

Este post será praticamente uma alteração no texto dos principais tipos de bottom, de modo que a estrutura e a ordem se mantenha, visando um equilíbrio e uma maior facilidade na relação entre os papéis dos Tops e seus relativos bottoms.

Principais tipos de Top


O QUE É?


Segundo a definição do dicionário Merriam-Webster:

Substantivo  top  \’täp \

1 a (1) o ponto, nível ou parte mais alta de alguma coisa: cume, coroa.  
...
4 a: o mais alto grau concebível ou atingível
...
6 a (1): a mais alta posição (como ranking ou realização) (2): uma pessoa ou coisa no topo
....

Verbo

1: Ser ou se tornar mais que (um dado valor)
2: Estar na posição mais alta (em uma lista) devido ao sucesso
3: Fazer ou ser melhor que (alguém ou algo)


No BDSM, Top é o parceiro que assume o papel oposto ao bottom, ou seja, é quem aplica das práticas, e.g. bondage, disciplina, humilhação, dominação, sadomasoquismo, etc.
O Top está acima do bottom apenas durante a sessão ou em casos de D/s com regimes específicos.
O termo, assim como seu termo oposto e complementar, tem origem na comunidade gay, porém significa o parceiro ativo, o que está por cima.

Isto não quer dizer, de nenhuma maneira, que o Top seja melhor que o bottom enquanto ser humano ou enquanto praticante do BDSM.  


O QUE FAZ?

Como já definido, o papel do Top é realizar as práticas no bottom. No entanto, estas práticas só poderão ser feitas mediante o único item presente em todas as bases do BDSM: a consensualidade.
O Top recebe a autorização – ou consentimento – do bottom previamente e age de acordo, mantendo-se nos limites pré-estabelecidos entre os envolvidos.

É importante ressaltar que NEM TODO BOTTOM É SUBMISSO AO TOP e, portanto, devem ser respeitados.


Tipos de Top


NO BONDAGE / SHIBARI(KINBAKU)

Bondagista ou Rigger/Shibarista(Kinbakushi) – Pessoa responsável por fazer as amarrações, seja nas sessões específicas ou não.


NA DISCIPLINA

Não existe em português um termo ideal. O mais próximo é Disciplinador – o qual usarei, mesmo insatisfeito – mas este não é usado normalmente. Em seu lugar, costuma-se utilizar Adestrador ou Treinador, mas isto gera constante confusão.
Disciplinador – é o Top que tem prazer em tomar o controle sobre as ações do bottom, bem como de seu comportamento, ao treiná-lo/adestrá-lo/ensiná-lo a obeder regras e ordens diretas.


NA DOMINAÇÃO

Dominador – Também chamado pela forma abreviada “Dom/Domme”, é um termo que define uma pessoa recebeu autorização de controlar o outro. Ou seja, são a parte ativa da D/s. Dominadores podem variar de acordo com as características pessoais. No Brasil, as “Dommes” costumam ser consideradas dominadoras com foco em práticas sádicas.
Podem ter várias denominações de acordo com estas características:
Deus: Tipo de dominador que gosta de ser adorado, podendo se associado ou não a uma religião, onde o Top é venerado pelo bottom.
Rei: Fora do Brasil é um título que surge em roleplays grandes, onde um Top interpreta o cargo mais alto da nobreza. Geralmente são líderes de clãs, famílias ou casas e assumem este papel incluindo gestos e vocabulário específico. No Brasil, Rainhas costumam ser dominadoras com foco em podolatria e todas as práticas associadas.
Lorde/Lady, Duque, Barão: Fora do Brasil são comuns no mesmo tipo de roleplay dos reis e rainhas. Tem as mesmas características, porém posicionam-se hierarquicamente abaixo destes. No Brasil, Ladies costumam estar ligadas ao bottom por envolvimento pessoal e emocional.
ProDom/ProDomme: Dominadores profissionais, ou seja, atuam em cenas em troca de dinheiro. Geralmente possuem um amplo conhecimento e estrutura física (ambiente) adequado.
Dominatrix: O mesmo que ProDomme, porém, este termo tem sido deturpado por ser amplamente utilizado por garotas de programa e, consequentemente, as dominadoras profissionais evitam usá-lo.

Dono, Mestre – nome dado ao Top que possui um escravo. O título “Mestre” ou “Mestra” é dado ao dono pelo escravo como forma de respeito, mas deve ser sempre diferenciado do título de Mestre ou Mestra dado aos Tops homônimos citados na sessão “Avulsos”.

Adestrador, Dono – Top do Pet Play. O foco consiste geralmente em moldar o comportamento do bottom de forma a que este se porte e aja como o animal a ser representado ou como pet humano.

Daddy/Mommy – Top do infantilismo, subvertente do Age play. Retratam pai ou mãe (neste caso). Podem ser, no entanto, a representação de qualquer papel adulto que comande a cena.


NO SADOMASOQUISMO

Sádico – Top cujo foco está em infligir dor no bottom. Sádicos não tem por hábito imputar nenhuma atitude dominadora, mas aplicam comandos de ordem visando uma maior garantia de controle da dor a ser causada.


“AVULSOS”

 Estes tipos de Tops não possuem uma ligação específica com um tipo de bottom, podendo, inclusive, ter suas ligações exclusivamente com outros Tops.
  
Treinador – Similar a um Dominador, porém agem em um contexto deveras limitado. Um Dominador comanda e exerce a autoridade como parte de um relacionamento completo. Um treinador comanda e exerce a autoridade com o propósito de ensinar ou treinar um sub ou escravo em um conjunto de práticas e/ou comportamentos específicos.
O poder do treinador sobre o bottom acaba tão logo o treinamento tenha chegado ao fim, ou seja, quando o bottom tenha aprendido o que foi ensinado.

Mestre/Mestra – Tops que recebem este título tendem a ter um tempo razoável no meio BDSM, costumam ser extremamente habilidosos em técnicas específicas ou possuem um conhecimento amplo e generalizado do BDSM como um todo, tanto em âmbito teórico quanto prático. Geralmente são pessoas queridas e muito respeitadas e, em sua maioria, são extremamente solícitos e altamente dispostos a transmitir seus conhecimentos para aqueles que se dispuserem a aprender.

Mentor e Protetor – Indivíduos diferentes cujas características estão neste post separado: http://dilemasdeumdominiciante.blogspot.com.br/2014/06/do-mentor-e-do-protetor-quem-e-quem-e.html


Espero que tenham gostado.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário