Páginas

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Liturgia - O que é, no que consiste, pra quê?

Caso encontre algum termo desconhecido, recomendo a utilização do meu Glossário BDSM, que está dividido em 2 partes (vide links a seguir): Parte 1 e Parte 2.

O QUE É?


Segundo o Dicionário Priberam:

li.tur.gi.a
(grego leitourgía, -as, serviço público, serviço do culto)
substantivo feminino

Conjunto das cerimônias eclesiásticas. = RITO


Segundo o Dicionário Online de Português:

s.f. 1.A reunião dos elementos ou práticas que, regulamentados por uma igreja ou seita religiosa, fazem parte de um culto religioso. 
2. Conjunto dos modos usados no desenvolvimento dos ofícios e/ou sacramentos; rito ou ritual. 


NO QUE CONSISTE

Antes de definirmos no que consiste a Liturgia no BDSM, precisamos compreender bem de onde vem essa palavra e para quê serve.

É válido informar que o termo "Liturgia" não é utilizado no BDSM lá fora. Pelo menos não de maneira explícita. O que chamamos, aqui no Brasil, de Litugia, lá fora é separado em "Protocolos", "Rituais" e, menos expressivamente, "Estrutura" (Peter Masters engloba os três itens como "Regras de Comportamento, o que seria uma tradução mais solta de Litugia em qualquer âmbito em que o termo seja usado), sendo assim, passarei ao largo pela definição prática do termo e sua origem no mundo baunilha e, então, aprofundarei-me um pouco nestes três termos.



LITURGIA NA IGREJA CATÓLICA

Por quê só na Igreja Católica, tio Ras?
Por 2 motivos, jovem Padawan: (1) Porque a Igreja Católica é a mais expressiva das religiões (populares no Brasil) com relação aos rituais e protocolos. É ÓBVIO que existem ZILHÕES de protocolos, ritos, etc. nas outras grandes religiões abraâmicas, bem como nas de origem africana, mas aí entra o segundo motivo; (2) É a religião que eu mais conheço e, bem ou mal, é a mais difundida do planeta.
Dito isto, vamos ao que interessa:

Liturgia vem do grego e é a junção de 2 palavras: laós (povo), de onde foi retirada a raiz leit- e urgía (trabalho, ofício), ou seja, é o serviço público. Como o trabalho religioso era predominantemente público na Grécia antiga, a palavra acabou tendo seu significado extendido ao serviço religioso.

No âmbito católico, a liturgia é a representação do chamado Sacrifício de Cristo e serve para relembrar e tornar presente a memória, através de ritos e práticas específicas, aos que nisso crêem.

Visando que esses ritos e práticas sejam cumpridos da melhor maneira possível, faz-se uso de diversos artifícios que contém, cada um, um significado próprio, uma simbologia própria.
Tais artifícios podem ser cores, objetos, definições de calendários com comemorações em datas específicas, ritos e até mesmo o uso de uma lingua ou linguajar específico.

Em uma missa, a liturgia consiste na decoração da Igreja com as cores determinadas pelo calendário do Ano Litúrgico, assim como os adereços usados pelos sacerdotes tanto na vestimenta quanto no altar, e ainda a ordem sequencial que o sacerdote utiliza no decorrer do ofício.


LITURGIA NO BDSM

Definida a função da Liturgia no mundo baunilha - em um âmbito até bastante contraditório ao BDSM - podemos traduzir Liturgia como os rituais que ocorrem nas sessões, os atos cerimoniais dos encoleiramentos, as formalidades no relacionamento interpessoal (principalmente naqueles onde a divisão hierárquica está presente).
Da mesma maneira, estão presentes acessórios, objetos, datas específicas, símbolos e cores e detalhes do linguajar e da escrita.

Saber diferenciar Rituais de Protocolos se faz importante para que as intenções do Top - geralmente Dominador - fiquem mais claras e para que o bottom - geralmente submissa - os compreenda mais facilmente.
Me baseei livremente de um texto do site Submissive Guide, que me pareceu um dos melhores sobre isso e acrescentei algumas coisas de outros sites, como o Peter Masters BDSM Wiki (links sempre indicados na lateral direita).


Rituais

Pelo Dicionário Oxford, rituais são a ordem pre-definida de realização de um serviço religioso ou de devoção.
São comandados ou ensinados pelo Top são usados, geralmente, para inspirar um sentimento específico ou um estado mental específico. Podem funcionar como mecanismo para acalmar e focar de maneira mais adequada, ou até mesmo para funcionar como um lembrete do elo que une Top e bottom no dia-a-dia.
São, muitas vezes, mais simbólicos que práticos.

Protocolos

São uma série de regras de comportamento utilizadas entre duas ou mais pessoas, e que serve para indicar posição ou hierarquia. No BDSM, são mais comuns (quase exclusivos, na verdade) como regras para que bottoms se dirijam a outras pessoas, sejam estas seus Tops ou não.
Protocolos geralmente tem níveis (como Casual, Formal ou Alto Protocolo) e seu grau aumenta ou diminui de acordo com situações específicas, que são definidas pelo Top, ou por um "consenso social".
Poder-se-ia traduzir na prática, de maneira grosseira, como Formas de Tratamento.

Estrutura

É um conjunto de regras, ordens fixas e valores que o Top transmite ao bottom, visando estabelecer um contexto de autoridade mesmo quando o Top não está fisicamente presente ou não está efetivamente capaz de prestar atenção ao que o bottom está fazendo.

Vale a pena definir o que cada parte da estrutua significa apenas para facilitar o entendimento:

Regras: Servem para dar direcionamento não explícito em um conjunto de situações. E.g. "Quando for a uma festa, utilize roupas chamativas e que sejam fáceis de despir."
Ordens Fixas: Instruções a serem seguidas em situações ou momentos específicos onde não exista variação. São ordens expressas. E.g."Aos sábados você não irá vestir um sutiã"
Valores: É a parte mais importante, pois funciona nas situações que o Top não conseguiu vislumbrar previamente. Caso o Top tenha sido capaz de transmitir seus valores e formas de pensar e agir ao bottom, este poderá agir de acordo com o que for mais adequado e que melhor refletirá uma possível escolha do Top. E.g. Recusa uma cena em festa ao se recordar que o mesmo não concorda com bottoms encoleirados fazendo cenas em festas sem o Dono por perto.



Vai aí uma tabelinha pra facilitar a diferenciar uma coisa da outra.



Cerimônias Litúrgicas no BDSM

Cerimônia de Encoleiramento - Cerimonia solene onde são ditos votos de servidão da bottom, cuidado e proteção, assim como cumplicidade e união, de ambas as partes. Pode ser pública ou privada.

Cerimônia das Rosas - Cerimonia ainda mais importante, equivalente a um casamento, gerallmente privada, com no máximo um ou dois amigos do casal. Baseada e coberta de simbolismos e objetos que os reforçam, como flores brancas e vermelhas, correntes, fogo e outros elementos.


Objetos e Símbolos Litúrgicos no BDSM

Coleira - Sem dúvida, o objeto de maior importancia litúrgica no BDSM. É o símbolo magno da possessão e do pertencer, do guiar e ser guiado. Bottoms vestem a coleira no pescoço como um lembrete constante e para simbolizar para outros que confia e se entrega para o Top que a pôs lá consensualmente. São vários os tipos e significados e alguns podem ser conferidos neste post.

Guia - Utilizada em conjunto com a Coleira, faz o elo de ligação com o Top a quem o bottom se entregou.

Contrato - De submissão, de Escravidão, de Sessão, etc. É um documento sem força legal, mas com significado altíssimo e de efeito psicológico equivalente a um contrato legal para os contratantes.

Nick (apelido) - A mudança do nickname se dá como a aceitação de uma nova identidade para o bottom, simbolizando que, a partir daquele momento, não é mais apenas um indivíduo, mas uma extensão do Top.

A voz - Tops - Dominadores, principalmente - tendem a desenvolver um tom de voz específico, mais baixo e calmo, quando querem demonstrar sua intenção mais focada na obediencia.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Depois disso tudo dito, cabe reforçar que os detalhes específicos e suas variações, uma vez baseados no que foi dito acima, podem ser moldados às preferencias de cada indivíduo, exceto nas questões dependentes de senso comum e do que se considera a "Forma Padrão de Comportamento" em momentos e ambientes ditos litúgicos como festas, eventos sociais e reuniões formais.


Espero que tenham gostado.
Até a próxima. o/

8 comentários: