Páginas

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

BDSM X Fetiche - Igual ou diferente?

Caso encontre algum termo desconhecido, recomendo a utilização do meu Glossário BDSM, que está dividido em 2 partes (vide links a seguir): Parte 1 e Parte 2.

Se você é mais detalhista, deve ter percebido que surgiu um novo botão na coluna aqui ao lado ------------------------------------->
Como todos sabem, a situação tá braba e escrever textos gasta um bom tempo (alguns podem levar mais de uma semana!) Então, se você gosta do blog (e acha que eu mereço), pode fazer uma doação e me ajudar a continuar postando e trazendo conteúdo de qualidade.



Uma breve reclamação introdução


O BDSM HueBR, cada vez mais, se mostra um poço de discussões sem sentido recheado de argumentos fracos, vazios e/ou sem sentido.

A cada dia, novos termos surgem, advindos de sabe-se lá onde, e mais e mais pessoas, novas e, (não) surpreendentemente, antigas no meio, acabam aderindo às novas modinhas que sequer seriam concebidas em um meio BDSM gringo.

Antes que alguém venha dizer que sou paga pau de gringo ou com um argumento pífio de que "a cultura BDSM se adapta a cada lugar", a resposta é simples: vá estudar (ou continue lendo o texto e reduza drasticamente a quantidade de material necessário na sua leitura). O BDSM é um só. Seus padrões e regras de comportamento são os mesmos em todos os lugares, podendo ser (aí sim) abrandados ou intensificados pela cultura local. Essas variações ocorrem na Etiqueta e em algumas formas de contato, visto que culturas diferentes tem hábitos diferentes (proximidade corporal ao conversar, toques, facilidade de adquirir intimidade com quem fala, etc.)

E vamos ao tema do post de hoje.



BDSM e Fetiche são a mesma coisa, um é parte do outro ou o que?


De umas semanas pra cá, essa discussão surgiu simultaneamente em vários grupos de discussão do BDSM, tanto no Whatsapp, quanto no Facebook. Felizmente o Fetlife está livre disso (ainda).



O que é?


Segundo o Dicionário Priberam:

fe.ti.che (do francês fétiche, do português feitiço)
Substantivo masculino
  1. Objeto a que é prestada adoração ou que é considerado como tendo poderes sobrenaturais = FEITIÇO
  2. Objeto, parte do corpo ou tipo de comportamento que provoca excitação sexual.

Ou seja, fetiche é tudo aquilo que serve pra deixar o mancebo de bilau em pé e a mocinha de calcinha molhada, seja uma roupa de couro, um sapato ou uma boa surra com cane.

Se você já sabe o que é BDSM, continue aqui. Se não sabe, vai lá nos meus 2 textos (BDSM 1 e BDSM 2) e depois volta pra cá.

BDSM é um fetiche?
Sendo curto e grosso: NÃO.

Então um BDSMer (um praticante de BDSM) não é um fetichista, certo?
ERRADO.

A sigla BDSM é o chamado termo guarda-chuva que consiste na união de 6 termos que representam atividades e padrões de comportamento consensual que causam excitação em quem os pratica.

Bondage - Fetiche por restrição. Restringir ou ser restringido por alguém;
Disciplina - Fetiche por obediência e punição. Aplicar punições corretivas e controlar as  atividades ou receber punições corretivas e ter as atividades controladas por alguém;
Dominação - Fetiche por subjugação. Exercer autoridade e influenciar alguém;
Submissão - Fetiche por ser subjugado. Sofrer influência e se posicionar sob a autoridade de alguém;
Sadismo - Fetiche por infligir dor e sofrimento. Provocar danos físicos e/ou psicológicos em alguém;
Masoquismo - Fetiche por dor e sofrimento. Receber danos físicos e/ou psicológicos de alguém.

Sendo assim, não se pode dizer que se tem um fetiche por BDSM, visto que não se enquadra na definição. BDSM não é um objeto, não é uma parte do corpo nem é um tipo de comportamento. No entanto, pode-se dizer que tem o fetiche por amarrar/ser amarrado por alguém, causar dor e sofrimento/ter dor e sofrimento causados por alguém, controlar ou dominar/ser controlado ou dominado por alguém.

Ah, mas Pedrinho falou que podolatria é BDSM.
Pedrinho come capim no café da manhã.

Juquinha falou que BDSMer não é fetichista e fetichista não é BDSMer.
Juquinha está errado. E certo.

Como vimos ali em cima, BDSM é um termo bastante amplo que engloba uma cacetada de coisas e acabou gerando ou absorvendo diversas subculturas e grupos, mas sempre envolvendo atividades que dão prazer. Sendo assim, podemos concluir que


BDSM É COMPOSTO POR FETICHES!!!


Logo, todos nós, praticantes de BDSM (ainda que seja apenas uma letrinha), somos pessoas que possuem fetiches e que praticamos aquilo que nos dá prazer, ou seja: TODOS NÓS, PRATICANTES DE BDSM, SOMOS FETICHISTAS.

Porém, deve ficar bem claro e óbvio (menos para aqueles com o Q.I. de um paramécio) que nem todo fetichista é um praticante de BDSM. E isso é uma simples questão de lógica.
Aqui vai um desenho pro paramécio entender:






Fetiche X Parafilia


Existem pessoas que diferenciam fetiche e parafilia, como se um fosse saudável e o outro não.

Fetiche é, como já vimos, uma forma de obtenção de prazer baseada em objetos, atividades ou partes do corpo diferentes das genitais.

Parafilia é, segundo o Dicionário Priberam:

pa.ra.fi.li.a (para- + -filia)
Substantivo feminino
  1. Designação genérica para comportamentos sexuais que se desviam do que é geralmente aceite pelas convenções sociais, podendo englobar comportamentos muito diferentes e com diferentes graus de aceitabilidade social.


Ora bolas, então ambos são iguais!
Sim!

Então por que falam que um é saudável e o outro não?
Porque parafilia é um termo mais formal, geralmente usado na medicina e, já que médicos falam disso, muita gente automaticamente presume que é uma coisa ruim.

Seguem exemplos para facilitar.

1- Renata gosta de beijar pés e lamber sapatos alheios até eles reluzirem. Renata é uma podólatra que também curte boot blacking. Se nada além disso (exceto as atividades sexuais "padrão", óbvio) a excita, ela é uma fetichista.

2- Carlos gosta de mandar e estipular padrões de comportamento para a pessoa com quem se relaciona.
Carlos é um dominador que gosta de protocolos e rituais (leia-se LITURGIA), sobre os quais falo aqui. Se nada além disso (exceto as atividades sexuais "padrão", óbvio) o excita, Carlos é um BDSMer.

3- Karmen gosta de lágrimas. Ela fica extremamente excitada quando vê alguém chorando. Karmen é dacrifílica. Karmen é fetichista.
Karmen também gosta de provocar dor nos outros e fica de pernas bambas quando produz hematomas no seu parceiro. Karmen é sádica. Karmen é BDSMer.
Karmen é ambas as coisas.

4- Raul gosta de balões de festa. Ele quase explode a cueca de tanta felicidade quando pega um balão, alisa, cheira, lambe e se esvai sozinho quando um balão estoura. 
Raul não consegue ficar excitado de jeito nenhum se não tiver um balãozinho por perto. Raul tem um fetiche que se tornou prejudicial ao seu desempenho sexual normal e precisa encontrar um profissional de saúde mental para tratamento adequado.


Mas tio, então cê tá dizendo que fetiche é uma coisa que é obrigatória pra alguém ter tesão?
Não, minha pequena criaturinha desprovida de inteligência. Volte aos três parágrafos da Renata, do Carlos e da Karmen e repara na frase "exceto as atividades sexuais 'padrão', óbvio".

Isso quer dizer que fetiches ou parafilias são formas de obtenção de prazer diferentes das consideradas padrão. Parafilias/Fetiches são consideradas inócuas, inofensivas, exceto no ponto em que Raul chegou, quando esta forma de obtenção de prazer se torna a única, suprimindo, inclusive, a estimulação genital.

Neste caso, a capacidade de excitação sexual de Raul de forma fisiologicamente natural está prejudicada, ou seja, a saúde de Raul está prejudicada e, portanto, deve ter sua causa investigada e tratada.

Vale ressaltar que os indivíduos que apresentam assexualidade (pouca ou nenhuma excitação sexual ou interesse por atividades sexuais) não se enquadram neste caso por ser uma das variações de orientação sexual existentes, junto com a heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade e pansexualidade.


Fetiche X Kink


Há ainda os seres abissais que, do alto de seu deprimente (e falso) conhecimento da língua inglesa, cismam em tentar diferenciar fetiche de Kink. Se você leu as bases do BDSM no meu primeiro texto sobre o que é o BDSM, deve ter reparado na palavra "kink", traduzida como "perversão, depravação, desvio do comportamento considerado normal".

No Google Tradutor, você vai encontrar várias traduções possíveis, entre elas, "esquisitice".
No Bab.la (tradutor), você vai encontrar "kinky" como "pervertido, bizarro (sexo)"

Imagem relacionada
Se você não tem uma memória igual à Dory de "Procurando Nemo", deve ter percebido que se Kink é algo depravado, pervertido, bizarro, que foge, que desvia do comportamento padrão, fetiche e kink são a mesma coisa, né?


Então, se eu tivesse que resumir tooooooooooodo este texto em uma frase, seria:



Todo praticante de BDSM é um fetichista/parafílico/kinkster, mas nem todo fetichista/parafílico/kinkster é um praticante de BDSM.



Acho que é isso aí, galere. Que tal começar a usar aquelas coisinhas lindas chamadas neurônios e parar de falar bobagens por aí? Muita gente não tem tempo, paciência ou conhecimento de outras línguas para pesquisar em material estrangeiro (de onde nosso meio se originou) ou de outras fontes diferentes do Facebook (como eu faço em todos os textos que escrevo), então, parem de difundir informações errôneas à esmo por aí. 
Não fodam a mente dos outros porque isso não é consensual, belê?

Até a próxima!

2 comentários: